Anúncios

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Série "Rústicos" caprinos Canindé

Caprinos Uma Criação Necessária No Semiárido 

Por: Jozias Umbelino e Ricardo Gois 
A caprinocultura é uma atividade econômica de grande importância para a região Nordeste. Os animais são bem adaptados às condições climáticas e bem produtivos, ao ponto de viabilizar o investimento que é feito.

A rentabilidade da criação de cabras no Nordeste está calcada em três fatores principais: a produção do leite, da pele e, por último, da carne. Minimizar o interesse ou mesmo excluir um desses fatores do processo produtivo, certamente trará para o produtor insucessos em sua criação. Nesse caso específico, a agregação de valores nos produtos gerados nesse tipo de pecuária (de múltiplas funções) é a condição vital para o seu sucesso.
No espaço físico onde se cria um bovino, é possível a criação de 8 cabras. Uma vaca criada nos limites do Semi-árido nordestino produz, em média, 3,5 litros de leite por dia. Uma cabra, melhorada geneticamente produz em média, nas mesmas condições, 1,7 litros. É possível, portanto, a produção de 13,6 litros de leite no mesmo espaço onde se cria uma vaca, com uma vantagem adicional de se estar criando um animal rústico, adaptado ao ambiente e com uma qualidade de leite diferenciada. O leite da cabra é mais digestivo do que o leite de vaca, pelo fato de sua cadeia láctea ser mais reduzida do que aquela presente no leite da vaca, sendo indicado para idosos e para crianças portadoras de problemas de alergias, além de proporcionar ao queijo valor de iguaria qualificada.
Canindé
A raça do tipo de caprino Canindé se desenvolveu do estado do Piauí. Originou-se dos caprinos trazidos pelos portugueses, na época da colonização. Trata-se de um tipo étnico, com produção de leite superior à registrada nos demais caprinos nacionais. São caprinos de grande rusticidade, alta prolificidade e apresentam características fenotípicas bem definidas.
Os caprinos Canindé apresentam cabeça de tamanho médio, chifres dirigidos para trás, orelhas pequenas a médias; pescoço delgado e bem implantado; linha dorso lombar reta, garupa curta e inclinada, membros delicados, pelos curtos e brilhantes, pelagem preta com barriga, pernas e região ao redor dos olhos avermelhados ou esbranquiçados.
Esses caprinos como os demais tipos étnicos estão sendo utilizados em cruzamentos com reprodutores de raças exóticas, com características fenotípicas semelhantes, visando à obtenção de cabras de maior produção de leite, com uniformidade de pelagem e que apresentem condições de melhor adaptação ao meio.

2 comentários:

  1. Precisamos valorizar Animais resistentes a nossa região

    ResponderEliminar
  2. importante preservar a raça. sou criador e gostaria de comprar alguns exemplares. Onde comprar?

    ResponderEliminar

Anuncie

Anuncie
Aqui